Tadao Ando divulgou o projeto para um novo centro de artes cênicas em Aljada, Sharjah. Batizado de "Il Teatro", o auditório com 2000 lugares, galeria e espaço para eventos será o ponto focal do masterplan de Aljada. Voltado para arte, cultura e design, o distrito de Naseej abrigará o teatro, integrado a uma praça cultural. Com conclusão prevista para 2027, o projeto é um exemplo da característica simplicidade arquitetônica de Tadao Ando.
Il Teatro será palco de diversos eventos, como festivais, concertos, filmes, óperas, teatro, dança, balé e musicais. A praça elevada em dois andares, com anfiteatro ao ar livre e um arco dramático, proporcionará uma experiência multifacetada, integrando os espaços internos e externos. Através de eventos e atividades, a praça pretende fortalecer a comunidade criativa local.
O Il Teatro em Aljada deixará um impacto duradouro e intergeracional através de seu foco na cultura e na arte. Eu projetei a estrutura central do prédio para ser redonda como a Terra, pois eu queria criar um novo mundo dentro dela que atraísse não apenas as pessoas locais, mas visitantes de todo o mundo. - Tadao Ando
Dois "corredores verdes", ou parques urbanos, com densa cobertura arbórea e rica vegetação, oferecerão aos moradores da zona criativa acesso ao Il Teatro. Ambos os lados dos parques contarão com cafés, oficinas e estúdios de artistas. Um calendário completo de atividades, apresentações, exposições e eventos estará disponível para os moradores, próximo às suas residências.
Quanto ao bairro, as primeiras residências no Distrito de Naseej devem ser concluídas este ano, com a construção já em andamento. A conclusão da construção do edifício e da praça do Il Teatro em Aljada está prevista para 2027, com o início das obras esperado para o próximo ano. Aljada, com seus 24 milhões de pés quadrados, é o maior projeto já desenvolvido em Sharjah e promete transformar completamente o emirado. O plano urbano verde de Aljada abrange diversos distritos residenciais, um parque empresarial e grandes áreas comerciais, hoteleiras, de entretenimento, esportivas, educacionais e de saúde.
Sharjah, considerada um polo cultural nos Emirados Árabes Unidos, que harmoniza tradição e modernidade, é conhecida por promover as artes e a cultura. Em 11 de novembro, a Bienal de Arquitetura de Sharjah 2023 foi aberta ao público, apresentando um programa abrangente com o tema "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade". Durante a estadia em Sharjah, a equipe do ArchDaily teve a oportunidade de entrevistar a curadora, Tosin Oshinowo, para discutir sua visão curatorial e os princípios fundamentais do festival. Por fim, o ArchDaily compilou um Guia da Cidade de Sharjah, destacando 18 atrações contemporâneas e históricas para serem descobertas no polo cultural dos Emirados Árabes Unidos.